Semana Vidativa2010

por Daniel Bravo

Além de reflexões próprias sobre o trabalho com juventude, trago a partir de hoje sugestões sobre modelos de ministério, programações e celebrações voltadas para jovens e adolescentes. Nunca, é claro, com o objetivo de determinar o que é certo ou errado, mas apenas oferecer e divulgar o que outros têm feito por aí.

A estréia não poderia ser melhor. Estive no último dia 28.07 em Macaé, falando sobre Espiritualidade Contemporânea na Semana Vidativa, um evento da juventude da SIB de Macaé. O evento esse ano apresentou um novo formato. Ao invés do tradicional (mas não menos importante) música e palavra, a programação foi preenchida por vídeos, música popular, palavra contextualizada e participação de todos.

O tema trabalhado foi “Luz dos olhos meus” explorando a maneira como nós vemos a vida. E assim, estabeleceram um diálogo entre a Palavra de Deus e assuntos como Mídias sociais, internet, espiritualidade, superficialidade, pós-modernidade, consumo, cuidado com o meio ambiente, missão e vocação possibilitando entender o quanto cada uma dessas questões influencia nossa cosmovisão.

A cada dia eles promoveram um momento de diálogo entre a música popular brasileira e a música popular cristã. No dia em que eu estive, quem fez isso com excelência e simplicidade foi o pastor Edílson Botelho.

Com certeza, o momento que mais me agradou foi o Falaí, onde aqueles que passaram a programação inteira ouvindo tiveram a oportunidade de reagir com perguntas e opiniões.

No dia seguinte, 29.07, eles promoveram a ação 29, que acontece a cada ano no mesmo dia. Como nessa data se comemora o aniversário da cidade de Macaé, eles saem às ruas para oferecer um presente à cidade. Esse ano o tema do ação 29 foi Macaé com gentileza, onde eles distribuíram rosas, abraços grátis e sacos de lixo para carros. Depois ouvimos de alguns que essa ação abriu as portas para conversas sobre o propósito disso tudo, e aí, foi possível falar do amor que nos constrange a ser gentil em meio a tanta hostilidade.

Me senti privilegiado de participar desses momentos. Ao @prdanielrj e a liderança de jovens da @SIBMACAE, obrigado.

Algumas fotos:

Momento Falaí

Falando sobre Espiritualidade Contemporânea

Pr. Edilson Botelho

Anúncios