#PaixãoPelaJuventudeSUDESTE

por Daniel Bravo

A Juventude Batista Brasileira realizou entre os dias 3 e 5 de setembro, na PIB do Arraial do Cabo (RJ), o primeiro encontro do Paixão Pela Juventude, esta edição voltada para a região sudeste do país. O evento, que contou com a participação de mais de 250 líderes e pastores de jovens e adolescentes, teve a intenção de incentivar os participantes a promoverem um trabalho de excelência em suas igrejas locais e associações.

Segundo a liderança da Juventude Batista Brasileira, o Paixão Pela Juventude tem o objetivo de atingir o maior número de líderes possível, o que fez com que o evento seja realizado em todas as regiões do país. Outro objetivo é o de oferecer uma conferência de qualidade, mas de baixo custo, de forma que a falta de recursos financeiros não seja um empecilho para a participação.

No entanto, uma iniciativa desta natureza não é possível sem parcerias. Assim, não pode se deixar de ressaltar o apoio recebido da Junta de Missões Mundiais, que assim como Juventude Batista Brasileira é apaixonada pelo trabalho com jovens e adolescentes. Um motivo de grande alegria é que, a partir de agora, a JMM terá um representante exclusivo para juventude, o missionário Cláudio Elivan. Além da JMM, O Paixão Pela Juventude contou na música com a participação do pastor Ewerton e de sua equipe, da Igreja Batista em Tangará (RJ), que fizeram muito mais do que era esperado.

Após meses de planejamento, finalmente chegou o primeiro dia da conferência. A abertura da noite de sexta disse muito sobre a ênfase que a Juventude Batista Brasileira passa a dar à oração. Assim, ajoelhados, todos os participantes colocaram em prática o que tem sido o lema dos jovens batistas: “Por essa causa, nos colocamos de joelhos”.

Com simpatia, gentileza e ousadia, o pastor Walace Douglas, da Igreja Batista Jordão (RJ), levou os participantes do evento a pensarem em como a paixão pelo trabalho com juventude deve ser feito com persistência, pois independente de onde se estiver, as circunstâncias enfrentadas não serão o fim.

Já o dia de sábado começou bem cedo. Com uma agenda bem intensa, a primeira celebração teve seu início às 9h30. Durante todo o sábado o palestrante foi Fabrício Cunha, pastor de jovens da Igreja Batista de Água Branca (SP), que é o preletor oficial da conferência e estará presente em todas as edições pelas regiões do país, exceto no nordeste. Pela manhã ele apresentou as realidades de cada geração, dentro de uma perspectiva antropológica e social. Assim, levou os presentes a analisarem as características e particularidades que formam a geração contemporânea. Com o intuito de possibilitar a interação entre os líderes presentes, o teor da palestra da manhã foi discutida em pequenos grupos. No almoço de sábado já dava pra perceber a mistura resultante, com o bate-papo se estendendo pelas mesas do refeitório.

O programa da tarde se dividiu em dois momentos mais pessoais e descontraídos. Os mesmos começaram com o Café com Conversa, um tempo de intimidade e descontração no qual o público pôde interagir com o pastor Fabrício Cunha. Assim, algumas questões que possivelmente não seriam trabalhadas durante as palestras, ou dúvidas que surgiram ao longo de sua apresentação, puderam ser sanadas e respondidas. Em seguida, foi realizado um espaço dinâmico e alternativo, o Alta Frequência, que fez sua estreia na Juventude Batista Brasileira e agradou a todos com sua linguagem. Os entrevistados foram os pastores Fabrício Cunha, Eliúdes Macharet, da Primeira Igreja Batista de Cabo Frio (RJ), e Daividson de Freitas, da Primeira Igreja Batista de Heliópolis, em Belford Roxo (RJ) e diretor executivo do Seminário do Sul, além de Cláudio Elivan, missionário no Norte da África durante 4 anos pela JMM. Até a executiva da Juventude Batista Brasileira, Gilciane Abreu, entrou de surpresa na programação respondendo perguntas variadas sobre vida pessoal, ministério e política. O momento “púlpito”, no qual o congressista tinha a oportunidade de falar o que pensava sobre juventude de um modo geral, também fez parte do roteiro.

Já a palestra da noite trouxe uma dimensão mais prática do trabalho com juventude. Os participantes foram levados a uma reflexão sobre que tipo de ministério querem aplicar em sua respectiva realidade. Foi exposta a necessidade de um trabalho que seja dialógico, ou seja, que estabeleça um diálogo com a sociedade, não restringindo a vida do jovem ou do adolescente apenas ao convívio eclesiástico. Após muitos jovens irem à frente em um momento de quebrantamento e renovo, todos estenderam suas mãos e intercederam pelo pastor Fabrício e sua família.

A manhã de domingo já trazia o ar da saudade dos dias vividos em Arraial do Cabo. Pouco a pouco os conferencistas chegavam, misturados aos frequentadores habituais da celebração dominical da PIB de Arraial do Cabo. Os presentes tiveram a oportunidade de agradecer ao pastor da igreja, José Guilherme. Aos líderes e pastores de jovens presentes, ele dirigiu uma palavra de ânimo. Contando sua própria experiência à frente da juventude, mostrou que é preciso persistir para se atingir os objetivos.

Nesta mesma oportunidade, o pastor David Pina, representante da JMM, proferiu uma reflexão sobre o pecado oculto e suas consequências. Ao final da preleção, ele convidou os líderes a entregarem suas vidas ao Senhor. E em mais um momento de entrega emocionante, muitos jovens foram a frente, onde, ajoelhados, foram abraçados e acolhidos pela equipe da Juventude Batista Brasileira. Ainda, de mãos dadas, os presentes oraram pela vida da irmã Gilciane Abreu. O encerramento se deu com a apresentação da liderança da Juventude Batista Brasileira e com o lançamento da campanha de oração pela sociedade brasileira.

Alguns depoimentos sobre o Paixão:

@mcarvalhoaz Chegando empolgada p/por em prática o q aprendi no
#Paixãopelajuventude Foi enriquecedor ouvir @fabricio_Cunha , #PrDavidPina entre
outros

@lgmaranhaos Caraca: tive várias dicas nos PGs e agora tendo altas ideias
#PaixãoPelaJuventude arrasou!

@quintanilha Uma decisão importante requer uma atitude importante: Oração! Boa
noite gente, tô indo colocar em prática a msgm de hj! #PaixaoPelaJuventude

@rafacurty #PaixaoPelaJuventude – É verdade, eu sei. Eu estava lá e agora eu sou um
Feitor da História.

@dailacerda: Deus é FERA DEMAIS! #paixaopelajuventude foi MUITOOO BOM!

Ore pela próxima conferência do Paixão Pela Juventude, que acontecerá em Belém entre 17 e 19 de setembro.

Daniel Bravo e Sérgio Dias

Anúncios